Benefícios do Yoga para Adolescentes

Melhora o físico, a aparência, o domínio das emoções, a confiança e a concentração de forma positiva.

Chegar à adolescência pode ser parecido com entrar num país estrangeiro sem conhecer a língua, os hábitos ou a cultura e, tendo como agravante, a inexistência dum roteiro para ajudar. O adolescente tem que lidar com as suas transformações internas, cognitivas e glandulares, e, por outro lado, debater-se com uma série de regras externas que estão em permanente mudança. A adolescência é uma fase de impaciência onde a necessidade de auto-controle e o conhecimento do corpo são fundamentais para que seja vivenciada de modo harmonioso.

 

O Yoga Sámkhya trabalha o corpo, a energia, as emoções e a mente ajudando a prevenir as alterações próprias da adolescência e ensinando o Jovem a dominar o seu corpo , a relativizar as suas emoções, a aproveitar a energia disponível e a lidar com as suas diferentes sensações. Elas existem sempre mas, no Yoga Sámkhya, aprende-se a lidar com elas. 

O Yoga Sámkhya através das suas disciplinas técnicas permite ainda contrariar eventuais desconfortos e uma menor coordenação motora associados ao desenvolvimento corporal desigual que por vezes ocorre durante a Adolescência. Em especial, na Disciplina Técnica Ásana – Posições Psicobiofísicas o domínio da 1ª Força Universal, a gravítica, é constante, quer no movimento entre as exigentes paragens, quer nas posições fixas, onde a constante troca de informações (nos Ásana de equilíbrio) entre o cérebro, o corpo, etc. proporciona um equilíbrio não só físico, mas também depois emocional e psíquico. Desta forma contribui-se para que o jovem aprenda a dominar o corpo e a gravidade. Através do movimento no yoga, sempre harmonioso, reforça-se também a coordenação motora.

Os Ásana - Posições Psicobiofísicas adequados conjugados com as restantes disciplinas técnicas do Yoga Total (Yoga Sámkhya) previnem e atenuam algumas das alterações biológicas resultantes da puberdade como é o caso do acne e da polução nocturna nos rapazes. 

Os Adolescentes necessitam de actividades que não estimulem a já de si elevada produção de hormonas que incrementam o nível de actividade do organismo (sexuais e associadas às reacções ao stress como é o caso da adrenalina). 

As aulas do Yoga Sámkhya, nesta faixa etária, são dinâmicas e proporcionam bem-estar, relaxamento e tranquilidade contribuindo para o reequilíbrio dos jovens e compensando-os, também biologicamente, dos efeitos desses picos hormonais que condicionam a sua qualidade de vida e têm efeitos, por exemplo, ao nível do sono nocturno, tão importante nesta fase de desenvolvimento, onde existe o restauro, tanto físico como intelectual e emocional, são sintetizadas importantes hormonas (a somatotrofina ou HCH- crescimento e as hormonas supra renais) e é restabelecido o principal neurotransmissor do cérebro (Serotonina).

As diversas transformações hormonais que ocorrem na adolescência vão interferir com a produção da melatonina (hormona reguladora do sono que diz ao corpo que ele precisa dormir). Na puberdade, esta hormona é segregada cada vez mais tarde levando o jovem a dormir mais tardiamente. Existem estudos que apontam que a maioria dos jovens na adolescência é obrigada a despertar até duas horas e meia antes do que seu ritmo natural exige com reflexos em termos de falta de energia e duma eventual menor tolerância às exigências que têm de enfrentar no seu dia-a-dia, fruto do seu sono se revelar biologicamente insuficiente.

Em paralelo, nos nossos dias, os adolescentes têm um conjunto de pressões externas que podem ser causadoras de stress cujos efeitos menos positivos são mais intensificados, também biologicamente, nesta fase de desenvolvimento do que na idade adulta. 

O Yoga Sámkhya combate fortemente o stress, proporciona um sono biológico nocturno de máxima qualidade, fortalece o sistema imunitário, estimula exponencialmente o aparelho hormonal/ endócrino, e a sensação de auto-confiança e felicidade , ensina a manter um emocional positivo e altamente criativo, recolocando o praticante na situação Natural semelhante à experimentada pós-férias - retemperado e vigoroso – sem que seja necessário um longo período de prática. 

O reequilíbrio obtido com a prática das diversas disciplinas técnicas do Yoga Sámkhya revela-se, assim, fundamental para os jovens na adolescência. 

Através do Yoga Sámkhya cada jovem aprende a conhecer as suas capacidades e limites e a adquirir disciplina e persistência para lutar pelos seus objectivos. Percepciona que a mente não está confinada à caixa craniana mas encontra-se em cada célula do nosso corpo existindo uma bidireccionalidade entre o corpo (entendido como físico, emocional e mental) e a mente. O Jovem adquire, assim, consciência que actuando sobre o corpo melhora o seu Bem-estar. Vai aprendendo ainda a combater a tendência para a dispersão, para as mudanças de humor e ganhando maior atenção e concentração que lhe permitirão encarar as situações novas desta fase de vida de forma positiva contribuindo para que as suas escolhas sejam mais conscientes.