Sobre o Yoga Sámkhya

 O Yoga Sámkhya é o Método de Desenvolvimento Humano mais Poderoso, completo, Sábio, e antigo do Planeta.

Yoga Sámkhya - Bhakti Shakti(a) é o Yoga Total, Tradicional, com mais de 7.000 anos de existência (suspeita-se que tenha mais de 12.000 anos), do tempo em que havia apenas um Yoga - nos primórdios o Yoga chamava-se Sámkhya.

 

É o Yoga prévio às sucessivas perdas de potência e sem simplificações modernas, preservado nos últimos milénios nos Himalaias da Índia e com vestígios mais antigos no Vale do Indo, ensinado por Shiva / Rudra / Manu (supõe-se que remonte a entre 9.500 a 11.500 anos, de acordo com as recentes descobertas sub-aquáticas do Golfo de Cambaia, da mítica Cidade de Duarka, vítima dos degelos e inundações da 2ª fase do final da Idade do Gelo).

Trabalha o corpo, a energia, as emoções (positivas), a mente concreta, a mente abstracta e artística e a Mente Supra Cognitiva (Overmind). É uma Filosofia aplicada, técnica e naturalista (matriarcal, fraterna, não-repressora e sensorial) e tem uma sólida base ética de auto-exigência e auto-responsabilidade.

Pratica-se num ÁSHRAMA – o templo Filosófico do Desenvolvimento Pessoal Interior – com reflexos exteriores.

O Yoga propõe 2 grandes objectivos1Desenvolver integralmente e sempre em Harmonia o Ser Humano,  em todas as suas facetas positivas, sempre em Harmonia, mantendo-o no seu estado natural, Saudável e Feliz, com uma forte base de auto exigência, e auto responsabilidade, anti-ego deformado, e Fraterna, onde o Percurso - a Grande Senda, Mahá Márga - deve estar sempre de acordo com o Grandioso Fim;  o2 – Atingir o Samádhi (Iluminação) - Suprema Consciência Intelectiva Humano - Cósmica (do Keivalya Mukta / o Liberto). 

H.H. Sat Guru Amrta Súryánanda Mahá Rája, Jorge Veiga e Castro - Gr. Mestre Internacional do Yoga Curso Especial Superior do Yoga  –  CESYO, do Yoga Sámkhya Instituto,

e da Confederação Portuguesa do Yoga

Yoga

Significa juntar (ou ligar), da raiz YUJ – jugo (ou ligar),
é um termo masculino e pronuncia-se
 “o Youga” (como Iodo).

Sámkhya

Filosofia essencialmente Cosmogénica e Antropogénica,
naturalista e técnica, complementar do Yoga,
a sua Origem, e a sua Chave.

A palavra significa número, razão.